SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Psychometric properties of the well-being scales: PWI, SWLS, BMSLSS and CASAssessment tests of reading components: investigation of theirs psychometric parameters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

ROCINHOLI, Luciene de Fátima et al. Velocidade de processamento da informação em adolescentes de escolas públicas e privadas. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 227-233. ISSN 1677-0471.

A velocidade de processamento da informação se refere à atividade mental por certo período de tempo. O objetivo do estudo foi investigar esta velocidade de processamento em adolescentes de 14 anos de escolas públicas e privadas. Foram selecionadas 14 adolescentes (sexo feminino) que cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio. Foram avaliadas por meio do IVP (Código, Procurar símbolos e Cancelamento) da WISC-IV e do Teste de Trilhas Coloridas Infantil (TTCI). O teste qui-quadrado apontou maior número de quase erros no TTCI em meninas que frequentavam escola privada. Nenhuma diferença foi encontrada entre os grupos no IVP. Embora o tipo de escola não pareça produzir diferenças entre os grupos no IVP, o número de quase erros, indicativo de distração, mostrou-se mais sensível para identificar essas diferenças. Sugere-se que o número de quase erros possa indicar diferenças mais sutis entre os grupos.

Keywords : velocidade de processamento; teste de trilhas coloridas infantil; WISC-IV.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )