SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estrutura fatorial da escala Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R): uma revisão sistemáticaIndicadores psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em amostra infanto-juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

RIVAS, Silvia F; BUENO, Patricia Morales  e  SAIZ, Carlos. Propriedades psicométricas da adaptação peruana de pensamento crítico teste PENCRISAL. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 257-268. ISSN 1677-0471.

O objetivo principal deste trabalho foi estudar, em população peruana, as propriedades psicométricas do teste de pensamento crítico, PENCRISAL, originalmente desenvolvida e validada na população espanhola. Respondendo o teste participaram voluntariamente 422 estudantes de Ciência e Engenharia de uma universidade peruana. O nível de confiabilidade foi analisada com alfa de Cronbach; a confiabilidade inter-juizes foi analisada com coeficientes Kappa de Cohen para cada um dos itens; a validade do construto foi analisada por meio da análise fatorial de componentes principais, método Varimax. Finalmente, a validade divergente foi analisada por meio do estudo de correlações com outros testes utilizando o coeficiente de Pearson. Concluí-se que o teste PENCRISAL tem os requisitos psicométricos necessários para a avaliação de habilidades de pensamento crítico na população peruana.

Palavras-chave : pensamento crítico; instrumentos de medição; avaliação; ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )