SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Propiedades psicométricas de la adaptación peruana de la prueba de pensamiento crítico PENCRISALLas pruebas neuropsicológicas utilizadas en pacientes victimas de accidente cerebrovascular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

COUTINHO, Maria da Penha de Lima; OLIVEIRA, Marcelo Xavier de; PEREIRA, Denise Reinaldo  y  SANTANA, Inayara Oliveira de. Indicadores psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em amostra infanto-juvenil. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 269-276. ISSN 1677-0471.

Este estudo verificou aspectos de validade, fidedignidade e normatização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) numa amostra da população de crianças e adolescentes da cidade de Teresina - PI. Participaram do estudo 730 escolares, entre 9 e 17 anos (M=13,6; DP=2,45), 55,7% do sexo feminino. Efetuou-se uma análise fatorial com o método Maximum Likelihood - ML e os resultados indicaram uma solução unifatorial, composta por 17 itens. Esta estrutura explicou 22,56% da variância total, com índice de consistência interna α=0,82 (alfa de Cronbach). Sugere-se o ponto de corte 16 como screening na identificação dessa alteração psicoafetiva. Os resultados revelaram que o instrumento possui parâmetros psicométricos aceitáveis para a estrutura unifatorial mantida e reforçam sua validade e utilidade na identificação de sintomas depressivos no contexto infanto-juvenil.

Palabras clave : depressão infantil; medida psicométrica; inventário de depressão infantil (CDI).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )