SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Indicadores Psicométricos del Inventario de Depresión Infantil en una Muestra Infanto-JuvenilEscala de Resiliencia para Adultos: aplicación a los servidores públicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

REIS-YAMAUTI, Verônica Lima dos; NEME, Carmen Maria Bueno; LIMA, Mirella F. Cardia F. de  y  BELANCIERI, Maria de Fátima. Testes de avaliação neuropsicológica utilizados em pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 277-285. ISSN 1677-0471.

O neuropsicólogo deve estar atualizado quanto aos instrumentos de avaliação mais utilizados e referendados na área. O objetivo deste estudo foi investigar os instrumentos utilizados em avaliações neuropsicológicas de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral. A coleta de dados ocorreu em portais de teses e dissertações e por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO, filtrados os estudos publicados entre 2000 e 2011. Os descritores utilizados foram “neuropsicologia e acidente vascular cerebral”, “neuropsicologia e acidente vascular encefálico” e “neuropsychology and stroke”. Os resultados apresentam 14 estudos em que constam 43 instrumentos: utilizados em avaliações de áreas de interface com a Psicologia (11); escalas e inventários (9); testes psicológicos padronizados para a população brasileira (4); outros não padronizados (19). Considera-se que existem lacunas entre o desenvolvimento da ciência psicológica e os instrumentos padronizados para avaliação neuropsicológica de pacientes que sofreram o AVC.

Palabras clave : neuropsicologia; avaliação; acidente vascular cerebral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )