SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Las pruebas neuropsicológicas utilizadas en pacientes victimas de accidente cerebrovascularMotivación para el aprendizaje en la educación técnico profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

CARVALHO, Virgínia D; TEODORO, Maycoln Leôni Martins  y  BORGES, Livia de Oliveira. Escala de Resiliência para Adultos: aplicação entre servidores públicos. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 287-295. ISSN 1677-0471.

Dentre os instrumentos desenvolvidos para o estudo da resiliência, a Escala de Resiliência para Adultos (Resilience Scale for Adults – RSA) tem demonstrado potencial para explicar e intervir em fenômenos psicossociais relacionados ao trabalho. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar algumas propriedades de validade fatorial da RSA para adultos servidores públicos. Portanto, focaliza adultos inseridos na condição de trabalhador em um meio organizacional. Análise fatorial confirmatória foi levada a cabo. Os resultados apontaram a confirmação da estrutura da RSA, mantendo-se composta por seis fatores: Percepção de si Mesmo, Futuro Planejado, Competência Social, Estilo Estruturado, Coesão Familiar e Recursos Sociais. Suas propriedades de validade e fidedignidade para aplicação entre trabalhadores a tornam um instrumento útil para subsidiar decisões de gestão organizacional. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras.

Palabras clave : resiliência; escala de resiliência; servidores públicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )