SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Testes de avaliação neuropsicológica utilizados em pacientes vítimas de Acidente Vascular CerebralMedida de motivação para aprendizagem no Ensino Técnico Profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

CARVALHO, Virgínia D; TEODORO, Maycoln Leôni Martins  e  BORGES, Livia de Oliveira. Escala de Resiliência para Adultos: aplicação entre servidores públicos. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 287-295. ISSN 1677-0471.

Dentre os instrumentos desenvolvidos para o estudo da resiliência, a Escala de Resiliência para Adultos (Resilience Scale for Adults – RSA) tem demonstrado potencial para explicar e intervir em fenômenos psicossociais relacionados ao trabalho. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar algumas propriedades de validade fatorial da RSA para adultos servidores públicos. Portanto, focaliza adultos inseridos na condição de trabalhador em um meio organizacional. Análise fatorial confirmatória foi levada a cabo. Os resultados apontaram a confirmação da estrutura da RSA, mantendo-se composta por seis fatores: Percepção de si Mesmo, Futuro Planejado, Competência Social, Estilo Estruturado, Coesão Familiar e Recursos Sociais. Suas propriedades de validade e fidedignidade para aplicação entre trabalhadores a tornam um instrumento útil para subsidiar decisões de gestão organizacional. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras.

Palavras-chave : resiliência; escala de resiliência; servidores públicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )