SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Escala de Resiliencia para Adultos: aplicación a los servidores públicosEl proceso de construcción delas escalas psicométricas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira; OLIVEIRA, Katya Luciane de  y  RUFINI, Sueli Édi. Medida de motivação para aprendizagem no Ensino Técnico Profissional. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 297-305. ISSN 1677-0471.

A motivação escolar é um tema discutido em diferentes espaços e culturas. A pesquisa teve como foco analisar a motivação para aprender em alunos do Ensino Técnico Profissional. O objetivo geral foi a identificação do perfil motivacional, além da adaptação da escala validada no Ensino Fundamental. Como método, adotou-se a abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram 709 estudantes de instituição privada e instituição pública federal. Os estudantes responderam a um questionário continuum de motivação. Os dados coletados foram submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial. Destacamse evidências de validade, estrutura de cinco fatores confirmada na análise fatorial, variância total de 61,68%. A escala apresentou os seguintes alfas de Cronbach: desmotivação (0,78), motivação extrínseca com regulação externa (0,70), regulação introjetada (0,82), regulação identificada (0,85) e motivação intrínseca (0,69). Os resultados contribuíram para a compreensão dos padrões motivacionais dos estudantes do Ensino Técnico Profissional.

Palabras clave : aprendizagem; motivação para aprender; ensino técnico profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )