SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Autoeficácia para escolha profissional, suporte familiar e estilos parentais em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DELL'ANTONIO, Elisa  e  BARROSO, Mario Luiz Couto. Perfil de liderança de treinadores e desempenho de equipes em competição. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 311-316. ISSN 1677-0471.

Este estudo analisou o perfil de liderança dos treinadores de voleibol feminino sub19 do estado de Santa Catarina, considerando a autopercepção dos treinadores e das atletas, e o desempenho das equipes na competição. Participaram seis equipes, 70 atletas e seis treinadores. Os instrumentos utilizados foram duas versões da Escala de Liderança no Desporto – autopercepção e perfil real. Baseados em estatística descritiva e inferencial, os resultados evidenciam equipes voltadas para o treino-instrução e reforço positivo. A autopercepção dos treinadores diverge da percepção das atletas no estilo de decisão. Com relação ao desempenho, destacam-se os times em que as atletas entendem seus treinadores como democráticos. As equipes que ficaram nas duas primeiras colocações não apresentaram diferenças estatisticamente significativas nas dimensões avaliadas.

Palavras-chave : liderança; treinadores; desempenho; voleibol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )