SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Coaches' leadership profile and team performance in competitionAdaptation of Spreitzer's psychological Empowerment Scale in a Portuguese sample author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

VENTURA, Cristiane Deantonio  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Autoeficácia para escolha profissional, suporte familiar e estilos parentais em adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 317-324. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo verificar a predição de crenças de autoeficácia com base no suporte familiar e estilos parentais percebidos pelos adolescentes. Participaram 142 jovens do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) com idades entre 13 e 18 anos (M=15,75; DP=1,02) – 45,8% do 1º ano, 51,4% do sexo feminino e 73,9% de escola pública. Foram usados os instrumentos Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP), Inventários de Percepção de Suporte Familiar (IPSF) e as Escalas de Responsividade e Exigência, aplicados coletivamente em sala de aula. Os resultados indicaram que a afetividade dos membros da família (IPSF) e a responsividade materna (escalas) são preditores das crenças de autoeficácia para escolha profissional. A análise paterna, nas escalas de responsividade e exigência, demonstrou os menores valores de regressão. Os achados são discutidos à luz da literatura, bem como são sugeridas novas investigações.

Keywords : orientação profissional; avaliação psicológica; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )