SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Perfil de liderança de treinadores e desempenho de equipes em competiçãoAdaptação da escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer numa amostra portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VENTURA, Cristiane Deantonio  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Autoeficácia para escolha profissional, suporte familiar e estilos parentais em adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 317-324. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo verificar a predição de crenças de autoeficácia com base no suporte familiar e estilos parentais percebidos pelos adolescentes. Participaram 142 jovens do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) com idades entre 13 e 18 anos (M=15,75; DP=1,02) – 45,8% do 1º ano, 51,4% do sexo feminino e 73,9% de escola pública. Foram usados os instrumentos Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP), Inventários de Percepção de Suporte Familiar (IPSF) e as Escalas de Responsividade e Exigência, aplicados coletivamente em sala de aula. Os resultados indicaram que a afetividade dos membros da família (IPSF) e a responsividade materna (escalas) são preditores das crenças de autoeficácia para escolha profissional. A análise paterna, nas escalas de responsividade e exigência, demonstrou os menores valores de regressão. Os achados são discutidos à luz da literatura, bem como são sugeridas novas investigações.

Palavras-chave : orientação profissional; avaliação psicológica; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )