SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Autoeficácia para escolha profissional, suporte familiar e estilos parentais em adolescentesAnálise semântica e evidências de validade da escala metacognitiva para idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SANTOS, Joana Vieira dos et al. Adaptação da escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer numa amostra portuguesa. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 325-332. ISSN 1677-0471.

O Empowerment Psicológico é um constructo motivacional pela garantia de condições que aumentem a motivação para a realização das tarefas, com um forte sentido de autoeficácia. O presente estudo tem como objetivo analisar a estrutura fatorial da escala de Empowerment Psicológico numa amostra portuguesa de 230 indivíduos, funcionários de universidade pública portuguesa. Os resultados da análise fatorial confirmatória, da escala de 12 itens, mostram uma estrutura de quatro fatores, com elevada consistência interna, o que sugere a sua pertinência para aplicação à população portuguesa. Reitera-se a premência em continuar a estudar esta temática, sobretudo a sua relação com os demais processos organizacionais.

Palavras-chave : empowerment psicológico; análise fatorial; adaptação; escala; processos organizacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )