SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Adaptação da escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer numa amostra portuguesaEstratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FRANCA, Alex Bacadini  e  SCHELINI, Patrícia Waltz. Análise semântica e evidências de validade da escala metacognitiva para idosos. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 333-341. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as evidências de validade baseadas no conteúdo e realizar a análise semântica dos itens de uma escala destinada à avaliação da metacognição em idosos. Para investigar as evidências de validade de conteúdo, a escala foi analisada por especialistas da área. O índice de concordância resultante da análise das respostas dos especialistas foi de 68%. A análise semântica foi realizada com a aplicação da escala em amostra piloto composta por 15 idosos entre 60 e 83 anos de idade. Estas investigações provocaram a mudança na redação das instruções e dos itens, bem como nos descritores da escala.

Palavras-chave : metacognição; idosos; medidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )