SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionaisEscala de percepção discente do ensino à distância: estudo de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

KIRST-CONCEICAO, Andréa da Cunha  e  MARTINELLI, Selma de Cássia. Análises psicométricas iniciais de uma escala de empatia infantojuvenil (EEmpa-IJ). Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 351-358. ISSN 1677-0471.

O estudo teve por objetivo descrever o desenvolvimento e a validação inicial de uma escala de empatia para estudantes brasileiros. O instrumento foi construído pela análise da literatura sobre empatia e de quatro escalas encontradas na literatura internacional e nacional. A amostra consistiu em 201 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 16 anos, do 5º ao 9º ano escolar. A escala proposta contempla 17 itens, com respostas em formato do tipo Likert de quatro pontos (nunca, quase nunca, quase sempre e sempre), distribuídos em três fatores com variância explicada de 44,57%. O alfa de Cronbach do fator “preocupação com o outro” foi de 0,75, do “envolvimento emocional” foi de 0,71 e do “flexibilidade interpessoal” foi de 0,63. O instrumento requer estudos adicionais pois um fator (flexibilidade interpessoal) não apresentou índices aceitáveis de consistência interna.

Palavras-chave : empatia; validação; instrumento de medida; estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )