SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Análises psicométricas iniciais de uma escala de empatia infantojuvenil (EEmpa-IJ)Escala de autoeficácia no aconselhamento de carreira: adaptação e evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MONTIEL, José Maria; AFFONSO, Suselei Aparecida Bedin; RODRIGUES, Stelio João  e  QUINELATO, Eliane. Escala de percepção discente do ensino à distância: estudo de validade. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 359-369. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura interna da Escala de Percepção Discente do Ensino à Distância (EAD). O instrumento foi desenvolvido tendo por base a percepção dos alunos a respeito do modelo de graduação em EAD. O teste foi aplicado em 202 estudantes de modalidades do ensino superior à distância (meio virtual). A escala final demonstrou quatro fatores que explicaram cerca de 40% de variância. Os fatores avaliaram a satisfação em áreas dos cursos e as estratégias empregadas pelos alunos. A análise fatorial de segunda ordem produziu fator de percepção em dois pólos, positivo e negativo, de percepção do EAD. Concluiu-se que o instrumento fornece informação útil pois caracteriza não só as áreas de satisfação do aluno com o curso mas também seu envolvimento no processo de aprendizagem.

Palavras-chave : psicometria; avaliação educacional; evidências de validade; ensino à distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )