SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Escala de autoeficácia no aconselhamento de carreira: adaptação e evidências de validadeEscrita em grupo de escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WAGNER, Flávia; CAMEY, Suzi Alves  e  TRENTINI, Clarissa Marceli. Análise fatorial confirmatória da escala de inteligência Wechsler abreviada: versão português brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 383-389. ISSN 1677-0471.

A escala de inteligência Wechsler abreviada (WASI) é um instrumento desenvolvido para avaliar a inteligência de forma rápida. Fornece, além do QI total, os QIs verbal e de execução. O presente estudo visa a investigar se os dados de parte da amostra de normatização da versão brasileira do instrumento se ajustam ao modelo de dois fatores. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória com dados de 534 participantes, idade média de 28,78 anos (DP=22,07), com 51,5% do sexo feminino. As análises consideraram as amostras total, de crianças/adolescentes e de adultos. Os resultados indicaram que o modelo de dois fatores se ajusta à amostra analisada. Considerações acerca da validade interna e da proposta conceitual do instrumento são realizadas.

Palavras-chave : análise fatorial confirmatória; escala Wechsler de inteligência abreviada; QI verbal; QI de execução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )