SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Análise fatorial confirmatória da escala de inteligência Wechsler abreviada: versão português brasileiroMedida psicológica: o debate entre as perspectivas conceituais representacionista e realista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  e  HOHLENWERGER, Vitória Lage. Escrita em grupo de escolares. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 391-398. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivos avaliar a habilidade de escrita de estudantes de ensino fundamental e identificar eventuais diferenças entre as crianças pelos critérios sexo, série e idade. Participaram 519 estudantes, de ambos os sexos, entre sete e 10 anos, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados, coletivamente, foram um questionário de identificação e a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados indicaram que os escolares apresentaram desempenho em escrita abaixo do esperado para o nível de escolarização em que se encontram. A pontuação das meninas, em coerência com a literatura, foi significativamente mais baixa que a dos meninos. As crianças de oito anos obtiveram pior desempenho quando comparadas às demais. Verificou-se, como esperado, uma progressão no desempenho dos alunos com o avançar da escolaridade.

Palavras-chave : aprendizagem; ortografia; avaliação psicoeducacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )