SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Writing in a group of school childrenValidation of a psychological contract instrument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

FILHO, Nelson Hauck. Medida psicológica: o debate entre as perspectivas conceituais representacionista e realista. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 399-408. ISSN 1677-0471.

A possibilidade da medida dos fenômenos psicológicos é um tópico que suscita controvérsias conceituais e metodológicas desde os primórdios da Psicologia. O objetivo do presente trabalho é apresentar, criticamente, duas perspectivas teóricas nas quais a Psicometria tem se embasado para definir a medida: o representacionismo e o realismo. São discutidas as características e os problemas enfrentados por ambas as perspectivas conceituais, sendo avaliada a reivindicação, feita pelos dois lados do debate, de que os modelos de Rasch são testes de mensurabilidade dos atributos psicológicos. Argumenta-se que duas condições críticas ainda devem ser satisfeitas para uma solução satisfatória ao problema da medida psicológica. Não obstante, defende-se que é legítimo usar instrumentos psicométricos na avaliação psicológica, mesmo que ainda inexista uma resposta definitiva à questão da medida psicológica.

Keywords : psicometria; filosofia da ciência; realismo; medida; teoria de resposta ao item.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )