SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Escritura en un grupo de escolaresValidación de instrumento de contrato psicológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FILHO, Nelson Hauck. Medida psicológica: o debate entre as perspectivas conceituais representacionista e realista. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 399-408. ISSN 1677-0471.

A possibilidade da medida dos fenômenos psicológicos é um tópico que suscita controvérsias conceituais e metodológicas desde os primórdios da Psicologia. O objetivo do presente trabalho é apresentar, criticamente, duas perspectivas teóricas nas quais a Psicometria tem se embasado para definir a medida: o representacionismo e o realismo. São discutidas as características e os problemas enfrentados por ambas as perspectivas conceituais, sendo avaliada a reivindicação, feita pelos dois lados do debate, de que os modelos de Rasch são testes de mensurabilidade dos atributos psicológicos. Argumenta-se que duas condições críticas ainda devem ser satisfeitas para uma solução satisfatória ao problema da medida psicológica. Não obstante, defende-se que é legítimo usar instrumentos psicométricos na avaliação psicológica, mesmo que ainda inexista uma resposta definitiva à questão da medida psicológica.

Palabras clave : psicometria; filosofia da ciência; realismo; medida; teoria de resposta ao item.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )