SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Medida psicológica: o debate entre as perspectivas conceituais representacionista e realistaAvaliação psicológica da depressão: levantamento de testes expressivos e autorrelato no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MAIA, Letícia Gomes  e  BITTENCOURT, Antônio Virgilio Bastos. Validação de instrumento de contrato psicológico. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 409-417. ISSN 1677-0471.

Este artigo teve por objetivo construir e validar instrumento que contemplasse o caráter bilateral e multidimensional do conteúdo dos contratos psicológicos. O ICP, instrumento de contrato psicológico, é composto por duas escalas, a de obrigações do empregado (EEO), e a de obrigações do empregador (EER). A validação foi feita em uma organização pública brasileira, com amostra de 382 empregados recém admitidos. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória. A solução de três fatores foi considerada a mais adequada teoricamente para ambas as escalas. A EEO resultou formada por 16 itens e a EER, por 18 itens. A estrutura empírica do instrumento e os índices de fidedignidade encontrados tornam seu uso recomendável.

Palavras-chave : contrato psicológico; escala; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )