SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Validation of a psychological contract instrumentTeachers' collective efficacy: Construct validity evidence of a questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

Avaliação psicológica da depressão: levantamento de testes expressivos e autorrelato no Brasil. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 419-426. ISSN 1677-0471.

Este artigo realiza um levantamento de instrumentos para avaliar a depressão como estado e como traço, incluindo a análise de técnicas expressivas e de autorrelato. Parte-se da conceituação do fenômeno, posteriormente são apresentados os testes psicológicos, com parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), destinados à avaliação da depressão e da personalidade, incluindo a avaliação da depressão como traço. Foram identificados 11 instrumentos com parecer favorável para a avaliação desse construto (cinco projetivos e seis psicométricos), um resultado positivo, considerando-se a quantidade de instrumentos aprovados pelo CFP. Os instrumentos são descritos levando em conta suas vantagens e limitações para avaliar a depressão. Por fim, são discutidas as possibilidades de uso desses instrumentos e alguns fatores que o psicólogo deve considerar ao selecionar um instrumento para avaliação desse fenômeno.

Keywords : testes psicológicos; depressão; medidas de personalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )