SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Avaliação psicológica da depressão: levantamento de testes expressivos e autorrelato no BrasilRevisão de uma escala para avaliar atitudes de estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely  e  RUFINI, Sueli Edi. Eficácia coletiva de professores: evidências de validade de construto de um questionário. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 427-435. ISSN 1677-0471.

O presente artigo descreve a construção e o levantamento de evidências de validade de construto de um instrumento brasileiro para medir a eficácia coletiva de professores. Elaboraram-se 22 itens, em forma de escala tipo Likert de cinco pontos, que contemplam situações e desafios do cotidiano das escolas. Nesses itens, cada professor deveria julgar a atitude do conjunto de professores de sua escola para superar esses desafios. Participaram do estudo 229 professores, de diversos níveis de escolaridade, em vários municípios brasileiros. Uma análise pelos componentes principais e rotação varimax, assumido o valor próprio de 2,0 como critério, revelou estrutura unifatorial que explica 51,26% da variância dos itens. Verificou-se também o alto nível de consistência interna da escala, estimada pelo alfa de Cronbach (α=0,95). São necessárias novas pesquisas sobre a aplicação do questionário em estudos nacionais.

Palavras-chave : professores; eficácia coletiva; desenvolvimento de instrumento de medida; análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )