SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Revisión de una escala para medir actitudes de estudiantes de medicinaGuía AAOS/IWH: sugerencias para la adaptación transcultural de las escalas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PEREIRA, Alice Amélia de Freitas; BARBOSA-DUCHARNE, Maria  y  TEIXEIRA, Pedro M. Propriedades psicométricas da Escala de Percepção do Funcionamento Parental – Mãe e Pai. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp. 447-455. ISSN 1677-0471.

Este estudo tem como objetivo validar, em uma população portuguesa jovem, a Escala de Percepção de Funcionamento Parental (EPFP) desenvolvida com base na versão espanhola Estilos Educativos Materno y Paterno. Seiscentos e cinco participantes, equitativamente divididos pelos dois sexos, responderam à EPFP. A estrutura fatorial original composta por seis dimensões foi adaptada, com a remoção de alguns itens, tendo apresentado bons índices de ajustamento (análise fatorial confirmatória) e valores de consistência variando entre α=0,81 e 0,95. Apesar de significativamente correlacionadas, verificaram-se diferenças importantes entre as percepções relativas às dimensões do funcionamento materno e paterno. As mães são consideradas mais afetuosas e comunicativas, promotoras da autonomia, confidentes, bem-humoradas e menos controladoras. A EPFP se revelou um instrumento válido e fidedigno na avaliação do funcionamento parental, através da percepção dos filhos.

Palabras clave : validade dos testes; educação; relações pais-filhos; adolescente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )