SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Criação e normatização de um conjunto brasileiro de estímulos pictóricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BARDAGI, Marucia Patta; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; LASSANCE, Maria Célia Pacheco  e  JANEIRO, Isabel Nunes. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Perspectiva Temporal para adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 1-8. ISSN 1677-0471.

A perspectiva temporal tem sido sistematicamente associada a vários construtos psicológicos. No âmbito do desenvolvimento de carreira de adolescentes, uma orientação para o futuro parece facilitar o planejamento de carreira a médio e longo prazo. O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas de uma versão brasileira do instrumento português Inventário de Perspectiva Temporal (IPT), composto por quatro escalas: orientação ao futuro, orientação ao presente, orientação ao passado e visão ansiosa do futuro. Participaram 587 homens e mulheres, estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas, com idades entre 13 e 18 anos. Foram realizadas análises de componentes principais para verificar se as quatro dimensões propostas emergiriam empiricamente. De um modo geral, os resultados foram compatíveis com as expectativas, sugerindo a validade de construto e a fidedignidade da medida. Embora o instrumento possa ser aprimorado, os resultados indicam que possa ser utilizado em pesquisas em sua versão atual.

Palavras-chave : perspectiva temporal; adolescentes; validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License