SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Propiedades psicométricas de la versión Brasileña del Inventario de Perspectiva Temporal para adolescentesForms of Bullying Scale: evidencia de validez de constructo de la versión brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ZIBETTI, Murilo Ricardo; BORDIGNON, Suelen  y  TRENTINI, Clarissa Marceli. Criação e normatização de um conjunto brasileiro de estímulos pictóricos. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 9-21. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi criar e normatizar um conjunto de 89 estímulos pictóricos para brasileiros adultos de idade intermediária e adultos idosos (40-89 anos). Foram selecionados 89 conceitos verbais de um estudo prévio sobre normas de associação semântica categórica. Todos os conceitos foram representados graficamente e avaliados por três juízes. Posteriormente, cada estímulo pictórico foi normatizado pelos seguintes atributos: concordância conceitual, concordância de nomeação, familiaridade conceitual e complexidade visual. Os resultados sugerem que 93,3% (83) dos estímulos apresentaram concordância conceitual satisfatória. Os demais atributos apresentaram índices de correlação próximos aos observados nos estudos de normatização dos maiores bancos internacionais de estímulos pictóricos. Esses resultados sugeriram a qualidade do conjunto de estímulos e contribuirão tanto para o desenvolvimento do Teste MAPS (Memória e Aprendizagem através de Pistas Seletivas) quanto para a criação de outros instrumentos de avaliação psicológica e cognitiva.

Palabras clave : figuras; nomeação; familiaridade; complexidade visual; memória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License