SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino SuperiorInventário da Tríade Cognitiva para Crianças e Adolescentes: adaptação e propriedades psicométricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VIEIRA, Philipe Gomes  e  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa. Evidências de validade do Rorschach Performance Assessment System no diagnóstico da esquizofrenia. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 53-62. ISSN 1677-0471.

O Método de Rorschach tem-se mostrado um eficaz instrumento para avaliação da personalidade, bem como para identificação de padrões psicopatológicos, em especial, a esquizofrenia. O objetivo do presente estudo foi buscar evidências de validade para o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) para o contexto brasileiro. Foram administrados o R-PAS e a Magical Ideation Scale (MIS) em 70 setenta adultos, divididos em 35 pacientes com esquizofrenia e 35 não pacientes. Os resultados das comparações evidenciaram diferenças estatisticamente significativas para as variáveis (Hd), An, FQo, FQu, FQn, P, DV, DR, INC, CON, MAH, MAP, GHR, PHR, EII-3 e TP-Comp (p<0,05). Foram encontradas associações positivas e de forte magnitude para o escore obtido na MIS e para as variáveis do R-PAS, EII-3 e TP-Comp (r=0,84 e 0,85, respectivamente). Assim sendo, interpretam-se os resultados como evidências de validade para o R-PAS no contexto brasileiro.

Palavras-chave : estudo de validade; emagical ideation scale; psicopatologia; rorschach (r-pas); técnica projetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License