SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Personality traits and nicotine dependence in college studentsDevelopment and validation of the Scale of Obsessions and Compulsions for adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SILVA, Andressa Melina Becker da et al. Escala de Autoeficácia para Bailarinos (AEBAI): construção e evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 83-88. ISSN 1677-0471.

Autoeficácia refere-se aos julgamentos que as pessoas fazem de suas próprias habilidades. É um conceito usado na Psicologia do Esporte, mas faltam instrumentos para a dança. Este estudo elaborou e verificou as evidências de validade da Escala de Autoeficácia para Bailarinos (AEBAI). Foram avaliados 410 bailarinos (10-19 anos), em festivais de dança nacionais e internacionais. Os itens foram selecionados com base na literatura e na experiência em dança da primeira autora, e avaliados por seis juízes treinados, obtendo-se 88,87% de concordância (índice Kappa). Foi conduzida a análise fatorial exploratória, que revelou dois fatores para seus 15 itens: Autoeficácia Física, com sete itens (α=0,82), e Autoeficácia Psicológica, com oito itens (α=0,81), apresentando boas propriedades psicométricas. Discutem-se os resultados à luz da Psicometria e importância para a Psicologia aplicada à dança.

Keywords : autoeficácia; testes psicológicos; dança; psicologia do esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License