SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Escala de Autoeficácia para Bailarinos (AEBAI): construção e evidências de validadeEscala de Sentido de Competência Parental (PSOC): estudos psicométricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi; GURGEL, Léia Gonçalves  e  HUTZ, Claudio Simon. Construção e validação da Escala de Obsessões e Compulsões para adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 89-96. ISSN 1677-0471.

Há uma escassez de instrumentos próprios para avaliação do Transtorno Obsessivo Compulsivo na adolescência. O objetivo deste artigo é apresentar a construção e evidências de validade de estrutura interna da Escala para Avaliação de Obsessões e Compulsões para adolescentes de 11 a 17 anos de idade. A escala foi respondida por 1022 alunos de escolas públicas e particulares com idade média de 14,2, sendo 54% do sexo feminino. Análises fatoriais indicaram que a escala é composta por dois fatores. O Fator 1 concentra sentenças que representam fenômenos cognitivos e sensações relacionados à obsessão/compulsão. Já o Fator 2 refere-se a ações que podem ser indicadoras de compulsão. A escala apresenta bons indicadores de precisão. Uma das limitações é o fato de os dados serem exclusivos da população gaúcha. Novos estudos são recomendados para verificar a validade clínica da escala e a possibilidade de ampliar as evidências de validade para outras populações.

Palavras-chave : transtorno obsessivo compulsivo; obsessão; compulsão; psicometria; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License