SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Construção e validação da Escala de Obsessões e Compulsões para adolescentesAvaliação da personalidade e redes sociais: uma proposta de integração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SEABRA-SANTOS, Maria João et al. Escala de Sentido de Competência Parental (PSOC): estudos psicométricos. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 97-106. ISSN 1677-0471.

O objetivo desta pesquisa consistiu em reforçar os estudos de validade e de precisão da escala de Sentido de Competência Parental (PSOC) com pais de crianças portuguesas, em uma amostra de 436 pais de crianças com 3 a 6 anos. A análise fatorial confirmatória confirmou o ajustamento dos dados a um modelo de dois fatores (Satisfação e Eficácia). As duas subescalas apresentaram bons índices de consistência interna. Os resultados mostraram-se negativamente correlacionados ao nível de atividade motora das crianças e positivamente com o bem-estar psicológico dos pais. Pais de crianças com problemas de comportamento externalizantes apresentaram resultados mais baixos. Não se observaram diferenças em função da idade da criança, mas os pais de meninos, mais velhos e mais escolarizados reportaram sentir-se menos eficazes. O nível de satisfação correlacionou-se positivamente à escolaridade dos pais. Os resultados documentaram as boas características psicométricas da PSOC portuguesa.

Palavras-chave : psicometria; questionários; parentalidade; eficácia; satisfação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License