SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Parenting Sense of Competence Scale (PSOC): Psychometric studiesConstruction of an abbreviated Five Factor personality scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MAGALHAES, Mauro de Oliveira  and  BRITO, Fernanda de Souza. Avaliação da personalidade e redes sociais: uma proposta de integração. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 107-114. ISSN 1677-0471.

Este estudo teórico explora possibilidades de articulação entre a avaliação da personalidade e a análise de redes sociais. A visão socioteleológica da personalidade recomenda que a avaliação psicológica leve em consideração a distinção entre identidade (como o indivíduo se percebe) e reputação (como o indivíduo é percebido por seus pares). A avaliação psicológica da personalidade tem-se baseado em depoimentos de respondentes de instrumentos psicológicos categorizados entre psicométricos e expressivos. Argumenta-se que essas medidas revelam diferentes componentes da identidade, mas que a reputação deve ser investigada no relato de observadores. Defende-se que a análise de redes sociais é uma forma de avaliação da reputação que oferece validade incremental aos processos clássicos de avaliação da personalidade. Conclui-se que esta é uma linha promissora de investigação e construção teórica, com potencial de impacto sobre a prática psicológica.

Keywords : redes sociais; avaliação psicológica; personalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License