SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Evaluación de la personalidad y de las redes sociales: una propuesta de integraciónCreencias de estudiantes secundarios para lidiar con tareas de carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PASSOS, Maria Fabiana Damásio  y  LAROS, Jacob Arie. Construção de uma escala reduzida de Cinco Grandes Fatores de personalidade. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp. 115-123. ISSN 1677-0471.

O presente estudo visou a verificar as evidências de validade e fidedignidade dos escores derivados de um novo instrumento reduzido para avaliação dos cinco grandes fatores de personalidade utilizando o diferencial semântico. Elaborou-se um conjunto de 47 itens que foi aplicado a uma amostra de 365 estudantes universitários do Distrito Federal, com idade média de 29,1 anos (DP=8,6), sendo 53,7% mulheres. O modelo de cinco fatores de personalidade foi testado usando análise fatorial confirmatória. Uma vez que o modelo inicial com todos os 47 itens não mostrou um bom ajuste, foram excluídos 27 itens com base nas cargas fatoriais e nos índices de modificação. O modelo final com 20 itens apresentou um bom ajuste aos dados. Foram encontrados coeficientes de fidedignidade dos cinco fatores com valores entre 0,71 e 0,85. Os resultados desse estudo mostram evidências satisfatórias de validade e fidedignidade do novo instrumento na amostra pesquisada.

Palabras clave : avaliação da personalidade; escala de diferencial semântico; análise fatorial confirmatória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License