SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Estudo correlacional entre o HumanGuide e a Bateria Fatorial da Personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Marques de; VIDAL, Francisco Antonio Soto  e  NASCIMENTO, Elizabeth do. A quarta edição do teste WAIS. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.3, pp. 413-416. ISSN 1677-0471.

Ao longo de décadas, as escalas Wechsler de Inteligência têm sido periodicamente revisadas, buscando-se o aprimoramento na avaliação da inteligência, tanto em crianças quanto em adultos. O objetivo desta nota é apresentar a quarta edição da versão para adultos, WAISIV, publicada originalmente nos Estados Unidos da América, em 2008. Destacam-se as modificações introduzidas quanto à estrutura, composição e os novos escores de processo para interpretação de resultados. As atualizações dessas escalas de inteligência tendem a ajustar a avaliação cognitiva com as teorias psicométricas atuais e a incrementar a utilidade clínica, particularmente na área neuropsicológica.

Palavras-chave : WAIS-IV; avaliação psicológica; inteligência; cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License