SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Revisão do Inventário de Ciúme Romântico: uma análise via modelo de RaschDesenvolvimento de um teste computadorizado de avaliação da ortografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PALMA, Emanuel M. Silva  e  GONDIM, Sônia Maria Guedes. Questionário Reduzido do Estilo Pessoal do Terapeuta: evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 298-307. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.02.

O estilo pessoal do terapeuta refere-se a um construto multidimensional composto por cinco funções básicas presentes em seu processo de trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar a validade fatorial da versão abreviada do Questionário Reduzido do Estilo Pessoal do Terapeuta (no original, Estilo Personal del Terapeuta-Cuestionario - EPT-C) em uma amostra de psicoterapeutas brasileiros. Uma análise fatorial confirmatória foi conduzida em uma amostra de 674 psicoterapeutas, sendo testados os modelos penta e tetrafatorial. O modelo tetrafatorial apresentou melhores índices de ajuste aos dados, e foram encontrados valores aceitáveis de consistência interna para suas dimensões. Examinou-se também a capacidade de o instrumento detectar diferenças estilísticas entre terapeutas em função de sua orientação teórica. De forma geral, terapeutas das orientações psicanalítica, humanista-existencial, analítica e sistêmica compõem um grupo mais homogêneo do que os terapeutas cognitivos e analítico-comportamentais quanto às funções do EPT-C. Discutem-se os ajustes realizados ao modelo, as diferenças intergrupais encontradas e sugestões para revisão do modelo.

Palavras-chave : psicoterapeuta; validade estatística; personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License