SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Problematic narcissistic-identity in adolescent sex abusers: Contributions from the Parisian Rorschach SchoolConfirmatory factor analysis of the Ageism scale in the Organizational Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

GOMES, Cristiano Mauro Assis  and  MARQUES, Eunaihara Ligia Lira. Evidências de validade dos estilos de pensamento executivo, legislativo e judiciário. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 327-336. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.05.

Estudos têm indicado que os estilos de pensamento da teoria do autogoverno mental apresentam relações com o desempenho escolar. Não obstante sua relevância, apenas um estudo investigou diretamente a validade dos estilos de pensamento, em termos de estrutura fatorial de itens. O presente estudo teve o objetivo de investigar evidências de validade dos estilos de pensamento executivo, legislativo e judiciário. Participaram do estudo 278 alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Minas Gerais, Brasil. Três testes de inteligência fluida da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem (BAFACALO), assim como o Inventário de Estilos de Pensamento (IEP - Grupo Funções) de Sternberg, foram aplicados. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial confirmatória e modelamento por equação estrutural. Os resultados apontam evidências de validade favoráveis à estrutura fatorial dos três estilos de pensamento investigados e sua distinção diante das habilidades cognitivas. Implicações para a teoria são discutidas.

Keywords : estilos de pensamento; inteligência; validade estatística; aptidão cognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License