SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Problemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de ParisAnálise fatorial confirmatória da Escala de Ageismo no Contexto Organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis  e  MARQUES, Eunaihara Ligia Lira. Evidências de validade dos estilos de pensamento executivo, legislativo e judiciário. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 327-336. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.05.

Estudos têm indicado que os estilos de pensamento da teoria do autogoverno mental apresentam relações com o desempenho escolar. Não obstante sua relevância, apenas um estudo investigou diretamente a validade dos estilos de pensamento, em termos de estrutura fatorial de itens. O presente estudo teve o objetivo de investigar evidências de validade dos estilos de pensamento executivo, legislativo e judiciário. Participaram do estudo 278 alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Minas Gerais, Brasil. Três testes de inteligência fluida da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem (BAFACALO), assim como o Inventário de Estilos de Pensamento (IEP - Grupo Funções) de Sternberg, foram aplicados. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial confirmatória e modelamento por equação estrutural. Os resultados apontam evidências de validade favoráveis à estrutura fatorial dos três estilos de pensamento investigados e sua distinção diante das habilidades cognitivas. Implicações para a teoria são discutidas.

Palavras-chave : estilos de pensamento; inteligência; validade estatística; aptidão cognitiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License