SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Análise fatorial confirmatória da Escala de Ageismo no Contexto OrganizacionalEscalas de Estilos Interpessoais: evidências de validade convergente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PARIZ, Juliane; HADDAD, Emily  e  MACHADO, Wagner de Lara. Validade convergente e baseada em critério externo para marcadores reduzidos de personalidade. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 346-351. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.07.

O presente estudo buscou evidências de validade para a Escala de Marcadores Reduzidos (EMR) em uma população de estudantes universitários (n=175, média de idade=28,5, DP=7,4). A EMR possui 25 itens que avaliam a personalidade baseados no Modelo dos Cinco Grandes Fatores. Para a validade convergente, analisaram-se as correlações entre a EMR e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Para a validade baseada em critério externo, realizaram-se regressões para a EMR junto à Escala de Saúde Mental Positiva. Os resultados indicaram correlações significativas altas entre a EMR e BFP, exceto para os fatores sociabilidade e abertura à experiência. Tanto EMR quanto BFP demonstraram semelhante capacidade para explicar o critério externo, e a BFP foi responsável por 10% da variância residual. A EMR mostrou-se indicada para avaliar a personalidade na amostra estudada. Entretanto, consideram-se algumas limitações na quantidade de informação fornecida pelo instrumento.

Palavras-chave : avaliação psicológica; personalidade; traços típicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License