SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Escalas de Estilos Interpersonales: evidencias de validez convergenteDesarrollo de la sub-prueba de escritura de la Prueba del Desempeño Escolar II índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

TEIXEIRA, Karen Cristine; NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva  y  CRUZ, Roberto Moraes. Estudos psicométricos de instrumentos de ansiedade no contexto esportivo: uma revisão sistemática. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 362-370. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.09.

O presente artigo objetivou mapear e descrever os estudos de evidências de validade e precisão de instrumentos para avaliação de ansiedade no contexto das competições esportivas. Foram buscados estudos com textos completos e sem restrições quanto ao ano de publicação e idioma. Foram consultadas as bases ScienceDirect, PubMed, BVS-Psi, Taylor & Francis, APA, SciELO, SPORTDiscus e Web of Science, utilizando os descritores [anxiety AND sport AND (validity OR reliability OR measure OR instrument OR scale OR psychometrics)] em inglês e português. Após a aplicação dos critérios de exclusão e eliminação de duplicações, permaneceram 16 artigos. Os estudos empregaram principalmente evidências baseadas na estrutura interna com uso de análise fatorial. Apenas quatro estudos obtiveram evidências relacionadas ao conteúdo e oito a variáveis externas. Faz-se necessário incrementar os estudos em relação à diversificação de fontes de evidência e disponibilização do racional utilizado para tomada de decisão no que diz respeito aos procedimentos e resultados.

Palabras clave : ansiedade; esportes; psicometria; medidas; validade do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License