SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Escalas de Estilos Interpessoais: evidências de validade convergenteDesenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

TEIXEIRA, Karen Cristine; NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva  e  CRUZ, Roberto Moraes. Estudos psicométricos de instrumentos de ansiedade no contexto esportivo: uma revisão sistemática. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 362-370. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.09.

O presente artigo objetivou mapear e descrever os estudos de evidências de validade e precisão de instrumentos para avaliação de ansiedade no contexto das competições esportivas. Foram buscados estudos com textos completos e sem restrições quanto ao ano de publicação e idioma. Foram consultadas as bases ScienceDirect, PubMed, BVS-Psi, Taylor & Francis, APA, SciELO, SPORTDiscus e Web of Science, utilizando os descritores [anxiety AND sport AND (validity OR reliability OR measure OR instrument OR scale OR psychometrics)] em inglês e português. Após a aplicação dos critérios de exclusão e eliminação de duplicações, permaneceram 16 artigos. Os estudos empregaram principalmente evidências baseadas na estrutura interna com uso de análise fatorial. Apenas quatro estudos obtiveram evidências relacionadas ao conteúdo e oito a variáveis externas. Faz-se necessário incrementar os estudos em relação à diversificação de fontes de evidência e disponibilização do racional utilizado para tomada de decisão no que diz respeito aos procedimentos e resultados.

Palavras-chave : ansiedade; esportes; psicometria; medidas; validade do teste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License