SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Psychometric studies on anxiety instruments in the sporting context: a systematic reviewValidity evidence of a scale of anxiety in lying situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ATHAYDE, Marcia de Lima et al. Desenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar II. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 371-382. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.10.

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do subteste de escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE II). Ele envolveu a construção de itens, a análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). O subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para de 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando a variância comum dos itens, sendo um fator explicando 71% na versão A e um fator explicando 56% na versão B. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e de dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O subteste de escrita apresentou-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do ensino fundamental.

Keywords : rendimento escolar; escrita; psicometria; Teoria de Resposta ao Item; rendimiento escolar; escritura; psicometría; Teoría de Respuesta al Ítem.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License