SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Estudios psicométricos de instrumentos de ansiedad en el contexto deportivo: una revisión sistemáticaEvidencias de validez de una escala para ansiedad en situaciones de mentiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ATHAYDE, Marcia de Lima et al. Desenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar II. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 371-382. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.10.

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do subteste de escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE II). Ele envolveu a construção de itens, a análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). O subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para de 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando a variância comum dos itens, sendo um fator explicando 71% na versão A e um fator explicando 56% na versão B. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e de dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O subteste de escrita apresentou-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do ensino fundamental.

Palabras clave : rendimento escolar; escrita; psicometria; Teoria de Resposta ao Item; rendimiento escolar; escritura; psicometría; Teoría de Respuesta al Ítem.

        · resumen en Inglés | Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License