SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Evidencias de validez de una escala para ansiedad en situaciones de mentiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

LIMA, Eduardo de Paula; VASCONCELOS, Alina Gomide; BARRETO, Sandhi Maria  y  ASSUNCAO, Ada Ávila. Lista de eventos traumáticos ocupacionais para profissionais de emergências: adaptação e validação. Aval. psicol. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp. 391-401. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.12.

O objetivo do presente artigo foi descrever o processo de adaptação e as características psicométricas da versão brasileira da lista de eventos traumáticos ocupacionais para profissionais de emergências (LET-PE). Profissionais de emergências (n=30) participaram da etapa de investigação de equivalência semântica da escala. Trabalhadores vinculados e não vinculados a serviços de emergências (n=75) e bombeiros (n=184) participaram dos estudos acerca das características psicométricas. Foram realizados teste-reteste (Bland-Altman) e comparações entre os grupos (teste t de Student). Os itens foram considerados de fácil compreensão por representantes da população-alvo. As comparações entre trabalhadores vinculados e não vinculados a serviços de emergências e bombeiros com e sem sintomas de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) mostraram que a escala apresenta evidências de validade relacionadas a critérios externos. Os coeficientes teste-reteste foram satisfatórios. A versão brasileira da lista de eventos é compreensível e psicometricamente adequada para mensuração da exposição a situações traumáticas em serviços de emergências. A LET-PE contribuirá para os estudos sobre trauma ocupacional no Brasil.

Palabras clave : pessoal da saúde; policiais militares; trauma emocional; questionários; validade dos testes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License