SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Dados normativos de idosos brasileiros no subteste Memória Lógica da WMS-R índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SILVA, Danilo Rodrigues  e  FERREIRA, Ana Sousa. Cor e qualidade formal no método de Rorschach em um grupo de crianças de 11/12 anos de idade. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 6-10. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.01.

Com os resultados de alguns estudos normativos do método de Rorschach, verificou-se que os cartões ditos vermelhos, II e III, e dois dos três cartões ditos coloridos, VIII e X, suscitam a frequência mais elevada de respostas com fraca qualidade formal, levantando-se a hipótese de que a cor poderia ser responsável por tal ocorrência. Mediante o uso da versão padronizada e da versão acromática dos cartões II, III, VIII, IX e X, aplicadas a uma amostra de 80 crianças portuguesas de ambos os sexos, com idades entre 11 e 12 anos, constatou-se que apenas no cartão III se encontram indicadores irrecusáveis de que a cor vermelha está associada à frequência mais elevada de respostas de fraca qualidade formal nesse cartão. Adicionalmente, identificou-se que no cartão X a cor contribui para maior frequência de respostas de boa qualidade formal.

Palavras-chave : teste de Rorschach; crianças; cor; forma; qualidade formal..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License