SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Cor e qualidade formal no método de Rorschach em um grupo de crianças de 11/12 anos de idadeAnálise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

OLIVEIRA, Camila Rosa de et al. Dados normativos de idosos brasileiros no subteste Memória Lógica da WMS-R. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 11-18. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.02.

O presente estudo teve por objetivo estabelecer dados normativos a idosos brasileiros no subteste Memória Lógica (ML) da WMS-R e investigar a capacidade dos escores desse subteste (recordação imediata e tardia) para discriminar idosos com e sem sintomas depressivos. A amostra foi composta por 334 idosos. Os idosos responderam a um questionário sociodemográfico, ao MEEM, à GDS-15 e ao subteste ML. Os dados foram analisados por estatística descritiva, teste t de Student, regressão linear múltipla, análise univariada e análise discriminante. A idade, escolaridade e sintomas depressivos influenciaram significativamente todas as pontuações da ML. Os dados normativos foram disponibilizados de acordo com três grupos etários, três níveis de escolaridade, sexo e presença ou ausência de sintomas depressivos. Os resultados estão de acordo com a literatura, demonstrando a importância de estabelecer padrões de referência de acordo com características demográficas e socioculturais.

Palavras-chave : envelhecimento; memória verbal; memória; cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License