SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Analysis of psychological manuals approved by SATEPSI for assessment of children and adolescents in BrazilDifferences by gender, adaptation and validation of the Parental Stress Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SPADARI, Gabriela Fabbro; NAKANO, Tatiana de Cássia  and  PEIXOTO, Evandro Morais. Escala de Potencial Criativo em Organizações: evidências de validade e precisão. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 29-37. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.04.

O presente estudo teve como objetivo investigar as propriedades psicométricas da escala de Potencial Criativo para Organizações (EPCO), desenvolvida com o intuito de avaliar a criatividade em ambientes corporativos. A amostra foi formada por 170 profissionais de diferentes áreas, dos dois sexos, com predominância do sexo feminino (71%), com idades que variavam entre 18 e 63 anos (34,23±10,14). Os resultados indicaram a pertinência de solução fatorial composta por: fator 1, com 16 itens interpretados como bloqueios e barreiras à criatividade, cujo conteúdo afeta, de forma negativa, a expressão criativa; e fator 2, que contém 12 itens interpretados como atributos e características que favorecem a criatividade, englobando conteúdos que eliciam a expressão criativa. Quanto à precisão do instrumento, por meio dos coeficientes alfa de Cronbach, foram verificados bons índices de consciência interna para ambos os fatores. Concluiu-se, com base nos resultados dos estudos iniciais, que a EPCO apresentou propriedades psicométricas satisfatórias para a avaliação da criatividade.

Keywords : criatividade; teste psicológico; validade do teste; organizações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License