SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Análisis de los manuales psicológicos aprobados por el SATEPSI para la evaluación de niños y adolescentes en BrasilDiferencias por género, adaptación y validación de la Escala de Estrés Parental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SPADARI, Gabriela Fabbro; NAKANO, Tatiana de Cássia  y  PEIXOTO, Evandro Morais. Escala de Potencial Criativo em Organizações: evidências de validade e precisão. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 29-37. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.04.

O presente estudo teve como objetivo investigar as propriedades psicométricas da escala de Potencial Criativo para Organizações (EPCO), desenvolvida com o intuito de avaliar a criatividade em ambientes corporativos. A amostra foi formada por 170 profissionais de diferentes áreas, dos dois sexos, com predominância do sexo feminino (71%), com idades que variavam entre 18 e 63 anos (34,23±10,14). Os resultados indicaram a pertinência de solução fatorial composta por: fator 1, com 16 itens interpretados como bloqueios e barreiras à criatividade, cujo conteúdo afeta, de forma negativa, a expressão criativa; e fator 2, que contém 12 itens interpretados como atributos e características que favorecem a criatividade, englobando conteúdos que eliciam a expressão criativa. Quanto à precisão do instrumento, por meio dos coeficientes alfa de Cronbach, foram verificados bons índices de consciência interna para ambos os fatores. Concluiu-se, com base nos resultados dos estudos iniciais, que a EPCO apresentou propriedades psicométricas satisfatórias para a avaliação da criatividade.

Palabras clave : criatividade; teste psicológico; validade do teste; organizações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License