SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Escala de Potencial Criativo em Organizações: evidências de validade e precisãoAvaliação das condições de saúde e distorções cognitivas de idosos com depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BRITO, Ariane de  e  FARO, André. Diferenças por sexo, adaptação e validação da Escala de Estresse Parental. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 38-47. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa objetivou adaptar e investigar evidências de validade da Escala de Estresse Parental (EEPa) (Parental Stress Scale PSS) para o português brasileiro. Participaram 304 pais, distribuídos na mesma proporção por sexo (pais/mães). Inicialmente, foram realizadas as etapas de tradução e investigação de validade de conteúdo da escala; em seguida, foi conduzida a análise empírica com a EEPa traduzida. O resultado da análise fatorial exploratória indicou uma estrutura final para a EEPa, composta por 16 itens distribuídos em 2 subescalas, modelo unifatorial com consistência interna adequada. Atestaram-se ainda evidências de validade concorrente da EEPa com a PSS-14 e o IPP. De maneira geral, neste primeiro estudo psicométrico no Brasil, a EEPa apresentou características psicométricas promissoras, podendo ser um instrumento válido e confiável para medir o estresse parental de pais/mães de crianças em geral.

Palavras-chave : estresse; parentalidade; validade do teste; estresse parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License