SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Diferenças por sexo, adaptação e validação da Escala de Estresse ParentalQuestionário de Procrastinação Acadêmica Consequências negativas: propriedades psicométricas e evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LAMPERT, Claudia Daiane Trentin  e  SCORTEGAGNA, Silvana Alba. Avaliação das condições de saúde e distorções cognitivas de idosos com depressão. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 48-58. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.06.

Este estudo avaliou as condições de saúde e as distorções cognitivas de idosos com depressão. Foram participantes 75 idosos, com média de idade de 69,5 anos, divididos em um Grupo Clínico (GC), com diagnóstico e sintomas depressivos atuais, e outro Grupo Não Clínico (GNC), sem depressão. Foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica, o Miniexame do Estado Mental, a Escala de Depressão Geriátrica, o Índice de Katz, a Escala Visual Analógica e a Escala de Pensamentos Depressivos. O GC quando comparado ao GNC apresentou diferenças quanto ao gênero feminino, classe socioeconômica C1, número de comorbidades associadas, medicamentos de uso contínuo, desesperança e baixa autoestima, além de percepção de disfuncionalidade nas relações. A avaliação dos fatores relacionados à depressão pode qualificar ações de tratamento e prevenção em saúde mental no envelhecimento.

Palavras-chave : avaliação psicológica; psicopatologia; cognições; velhice.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License