SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Evaluación de las condiciones de salud y distorsiones cognitivas en mayores con depresiónEvaluación del estrés laboral: versión portuguesa del Job Content Questionnaire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

GEARA, Gabriela Ballardin  y  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Questionário de Procrastinação Acadêmica Consequências negativas: propriedades psicométricas e evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 59-69. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.07.

A procrastinação acadêmica é uma forma de adiamento da realização de tarefas acadêmicas, considerada uma falha no processo de autorregulação dos estudantes. O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar a percepção de universitários sobre diversos aspectos da procrastinação acadêmica: impacto geral na vida, consequências negativas (acadêmicas, físicas e psicológicas), motivação para reduzi-la e para receber ajuda com isso. Também procurou-se obter evidências de validade do instrumento por meio de análise de componentes principais e de correlações com desempenho acadêmico e autorregulação da aprendizagem dos universitários. Participaram do estudo 534 universitários que responderam ao instrumento via internet. Análises de componentes principais e correlações com autorregulação da aprendizagem e desempenho acadêmico forneceram boas evidências de validade e de fidedignidade para o instrumento. Conclui-se que o instrumento pode ser usado em pesquisas e intervenções voltadas ao público universitário.

Palabras clave : validade do teste; estudantes universitários; construção do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License