SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Questionário de Procrastinação Acadêmica Consequências negativas: propriedades psicométricas e evidências de validadeInventário de Habilidades Sociais para Cuidadores de Idosos (IHS-CI): evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VILAS-BOAS, Madalena  e  CERQUEIRA, Alzira. Avaliação do estresse no trabalho: a versão portuguesa do Job Content Questionnaire. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 70-77. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.08.

O objetivo deste trabalho foi averiguar uma das ferramentas mais importantes para avaliar os fatores psicossociais e organizacionais subjacentes ao estresse no trabalho. O estudo da versão portuguesa do Job Content Questionnaire (JCQ), de Karasek, visa também contribuir para a discussão sobre a divisão da latitude de decisão em uma ou duas dimensões e sobre a adequação dos itens da escala exigências psicológicas do trabalho. A validade de construto foi avaliada por meio da análise fatorial exploratória, pelo método máxima probabilidade, com rotação promax. Depois de retirados três itens, foi encontrado um modelo de quatro fatores. O alfa de Cronbach mostrou que apenas a escala exigências psicológicas apresentava problemas de consistência interna. Os resultados sugerem que as propriedades psicométricas da versão portuguesa do JCQ são satisfatórias, embora seja ainda necessário melhorar a escala de exigências psicológicas. Os resultados não apoiam a decisão teórica de dividir a latitude em duas dimensões.

Palavras-chave : Job Content Questionnaire; estresse no trabalho; fatores psicossociais do trabalho; fatores organizacionais de risco; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License