SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Validez de la Escala de Cogniciones Académicas Autoreferenciales: autoconcepto, autoefiácia, autoestima y valorDibujo de la Figura Humana: evaluación de la imagen corporal en la deficiencia física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

BAPTISTA, Makilim Nunes  y  SOARES, Thiago Francisco Pereira. Revisão integrativa da ansiedade em adolescentes e instrumentos para avaliação na base Scientific Electronic Library Online. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 97-105. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.11.

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre ansiedade em crianças e adolescentes, por meio de consulta à base Scientific Electronic Library Online (SciELO), dos últimos 13 anos. Foram utilizadas as palavras anxiety (in/and) adolescents e ansiedade (e/em) adolescentes, em inglês e português. O critério de inclusão baseou-se em artigos originais, e os de exclusão foram estudos fora do tema, de revisão e repetidos, sendo que o estudo se restringiu a 36 artigos. Os resultados revelaram pouca ênfase nas propriedades psicométricas dos instrumentos; o sexo feminino, a adolescência e a escolaridade do ensino fundamental são os grupos de risco mais estudados, representando mais da metade dos estudos realizados no Brasil; os construtos associados à ansiedade mais citados foram a depressão e as variáveis psicológicas, como preocupação e autoestima. Dos cinco principais instrumentos mais citados, todos foram desenvolvidos fora do país, e seus dados psicométricos são relatados. Estudos das propriedades psicométricas dos instrumentos mais utilizados ainda são necessários, bem como a possibilidade da criação de novos instrumentos.

Palabras clave : ansiedade; adolescentes; crianças; pesquisa quantitativa; medidas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License