SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Integrative review on anxiety and assessment instruments among adolescents in the Scientifi Electronic Library OnlineThe Pilot Aptitude Tester and the pilot selection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SILVA, Diego Rodrigues  and  HERZBERG, Eliana. Desenho da Figura Humana: avaliação da imagem corporal na deficiência física. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 106-115. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.12.

O Desenho da Figura Humana (DFH) possibilita avaliar a psicodinâmica e a imagem corporal. Questiona-se sua aplicação em pessoas com deficiência física com problemas orgânicos e sociais que incidem sobre a imagem corporal. Buscou-se revisar e discutir a literatura do DFH sobre essa população, tendo sido encontrados 15 trabalhos entre 1949 e 2016. Esses estudos contemplam a avaliação da imagem corporal, a comparação entre grupos e as críticas em relação ao procedimento. Foram encontrados, nas figuras, tratamento inusual dos membros e do tronco e assimetrias, indicando dificuldades no contato com o ambiente e integridade da imagem corporal. Discutiu-se a relação entre os prejuízos motores e a projeção de fato nos desenhos, e ressaltaram-se cuidados para evitar vieses nas análises. Concluiu-se que o DFH oferece contribuições clínicas e científicas, e apresenta questões a serem discutidas que necessitam de atualização da literatura. Pesquisas podem contribuir para um futuro parecer favorável à técnica projetiva.

Keywords : deficiente físico; desenho de figuras humanas; imagem corporal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License